A Venezuela realizou encontro sobre a importância das TIC na agricultura

Um dos passos mais importantes no momento de implementar as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em um setor determinado é a realização de encontros que sirvam para debater e informar o público. Estes eventos apontam para a promoção e melhora na relação com cada um dos atores que fazem parte de cada setor, e são necessários para aumentar a adoção de novas tecnologias.

Na Venezuela, a “Oficina de Tecnología de la Información y la Comunicación” (OTIC) do “Ministerio del Poder Popular para la Agricultura Productiva y Tierras (MinPPAPT)” organizou o “II Encuentro de las TIC aplicadas a la agricultura” com a finalidade de incentivar um novo sistema de gestão agrícola integrado. A atividade durou dois dias e teve como sede o escritório deste projeto.

O objetivo do encontro foi começar a construir uma comunidade e começar a gerar conhecimento no uso das TIC em todo o setor agrícola. A partir dessa implementação, buscou-se melhorar a produtividade e o rendimento deste setor da economia que faz parte do trabalho e do sustento de grande parte da população.

Assim, tanto o MinPPAPT como a OTIC estão construindo um sistema integrado com o objetivo de gerar um conjunto de conhecimentos entre os que destacam experiências na hora de aumentar a produtividade, dar seguimento aos cultivos e ter um fluxo da informação que permitirá ter certeza da hora de planejamento.

Entre os principais temas a serem tratados no encontro, destacam-se: tecnologias, técnicas e metodologias aplicadas à agricultura, sensores, equipamentos e maquinários especializados; formação, atualização e capacitação no uso de tecnologias para a agricultura. Desta maneira, busca-se fomentar o uso das TIC no setor.

A inclusão das TIC na agricultura permite uma série de benefícios que vão desde situações complexas que podem ter uma avaliação do solo e do risco de forma automatizada, até simples aplicativos que permitem conhecer o clima ou a oferta dos produtos no mercado. Em todos os casos, seu objetivo é potencializar as condições atuais do setor para torna-lo mais produtivo e competitivo.

Estas condições mudam por meio da colaboração dos setores públicos e privados. Nestes últimos, o trabalho colaborativo entre diferentes segmentos da economia que inclui a agricultura, o gado, a tecnologia e a conectividade são necessários para aumentar as culturas e a comercialização de produtos. Este trabalho conjunto é fundamental para melhorar as condições do setor agropecuário.

Por sua vez, a conectividade transforma-se também em uma ferramenta fundamental para o pequeno produtor. A possibilidade de estar informado potencializa suas condições no momento de conhecer os movimentos do mercado, assim como também para acessar ferramentas que lhes permita melhorar as condições de semeadura, cultivo e comercialização de cada um dos seus produtos.

Para que todas estas inciativas tenham um desempenho positivo na sociedade é necessário que as autoridades gerem condições necessárias de acesso à tecnologia nas áreas onde se desenvolvem atividades relacionadas à agricultura. Ou seja, que particularmente deve-se garantir que as áreas rurais e distantes dos grandes centros urbanos possam ter uma maior facilidade de acessar as TIC.

Neste sentido, é importante a inclusão de acesso à internet de banda larga, já que lhes possibilita o acesso à informação como um bem necessário para o setor, assim como também a possibilidade de utilizar Internet das Coisas para o controle e desenvolvimento dos cultivos. Em particular, a banda larga sem fio apresenta-se como uma alternativa ótima por suas características para este tipo de atividade.

Assim, as políticas que a administração pode desenvolver para melhorar o acesso à banda larga sem fio são de grande importância para consolidar os projetos de TIC e agricultura. Destacam-se principalmente aquelas que estão à disposição da indústria de telecomunicações maiores porções do espectro radioelétrico para este tipo de serviço, ainda que também seja relevante a redução dos impostos sobre os componentes de redes de telecomunicações e dispositivos de acesso.

A possibilidade de aumentar a penetração de dispositivos móveis nas áreas rurais é também uma ferramenta fundamental para potencializar os benefícios das TIC na agricultura, em particular a partir dos smartphones, que permitem cada vez operações mais complexas e que, com a ajuda de diferentes aplicativos, possibilitam acessar todo tipo de informação sobre a atividade.

O desenvolvimento de encontro destinados a debater e informar sobre a aplicação das TIC é uma ferramenta importante para potencializar diferentes setores da economia, entre eles a agricultura. No entanto, devem ser parte de um trabalho integral que contemple também o aumento da conectividade no mercado, para que sua efetividade seja colocada em prática de forma efetiva.

0 comments on “A Venezuela realizou encontro sobre a importância das TIC na agricultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.