Os processos de automação dos diferentes procedimentos exigidos pelos governos dos países são parte de um dos objetivos das iniciativas de governo eletrônico. Desta forma, é possível melhorar as condições para os habitantes, reduzindo o tempo perdido em procedimentos burocráticos, o que lhes permite ter mais horas para questões produtivas e de lazer.

Neste sentido, um grupo de estudantes da Universidade de Porto Rico em Bayamón criou um novo aplicativo móvel para que os habitantes possam acessar mais facilmente os Centros de Serviço ao Condutor (CESCO). Chamado de CESCO Digital, o app permite que todas essas transações sejam realizadas pelo smartphone ou tablet, o que inclui realizar os pagamentos utilizando cartão de crédito.

O aplicativo também permite que os usuários acessem informações sobre sua carteira de motorista, bem como a validade da mesma. Além da possibilidade de baixar a certificação de multas negativas para a carteira ou de veículos cadastrados, ou fazer o download da licença do veículo para processar a compra da etiqueta diretamente no aplicativo, também permite pagar as multas por categoria, da carteira ou do veículo.

Para que o aplicativo funcione com a estabilidade e a segurança necessárias, as autoridades usarão uma plataforma mais ágil e resistente, que também suportará o acesso aos sistemas operacionais Android e iOS. Isso será alterado para a plataforma do Departamento de Justiça, que tem características mais estáveis e confiáveis.

Para o futuro, espera-se que o aplicativo tenha uma segunda fase que permita aos usuários acessar as notificações. Dessa forma, você pode receber informações sobre o vencimento de taxas e licenças, multas, prazos de pagamento com descontos e questões relacionadas à doação de órgãos, entre outros. O objetivo final do aplicativo é permitir que os motoristas renovem sua licença sem a necessidade de abordar fisicamente qualquer um dos 14 CESCOs existentes na Ilha.

O app representa um avanço no que diz respeito à redução dos processos burocráticos do país. Sua implementação permite aos habitantes melhorar suas condições de vida, aumentando as facilidades para obter a carteira de motorista e diferentes informações relacionadas a isto.

Da mesma forma, a redução dos processos burocráticos constitui um dos objetivos buscados pelas iniciativas de governo eletrônico. Esse tipo de iniciativa tende a melhorar o relacionamento com os moradores, tornando o estado mais efetivo no trato com os procedimentos e possibilitando um diálogo mais direto com os cidadãos. Além disso, o aplicativo tem um campo no qual os problemas de coleta de impostos são simplificados, permitindo que os usuários sejam informados sobre multas e datas de vencimento.

Neste sentido, faz-se necessário o desenvolvimento dos serviços móveis no mercado. A banda larga móvel cumpre um papel fundamental no desenvolvimento dos aplicativos móveis, o que obriga as autoridades a contar com estratégias públicas que permitem aprimorar sua adoção.

Ou seja, os esforços que realiza a administração em aumentar a penetração dos serviços móveis, torna-se importante para garantir o desenvolvimento saudável do app. É necessário que existam medidas que procurem incentivar a concorrência e a proliferação de terminais no mercado.

Para poder aumentar a cobertura dos serviços móveis no mercado e necessário que se flexibilizem as medidas burocráticas que pesam sobre o desenvolvimento de nova tecnologias. Ou ainda, é importante que as operadoras contem com regras claras em todos os municípios no momento de desenvolver uma rede de serviços de telecomunicações.

Por sua vez, é necessário que as autoridades realizem os esforços para reestabelecer as redes de telecomunicações ante incidências climáticas tão comuns em áreas como de furacões. A geração de planos de contingencia é de grande importância para reestabelecer as redes de forma mais rápida possível, devolvendo para a população a oportunidade de conectividade móvel de forma rápida e simples.

É também necessário que se reduzam os impostos sobre os terminais de acesso e componentes de redes de telecomunicações. Neste último caso, permitem às operadoras planejar de forma mais eficiente a construção de novas redes, melhorando a conectividade no mercado. Por sua vez, a redução imposta sobre os terminais de acesso é necessária para torna-los mais acessíveis, gerando dessa forma uma maior adoção da tecnologia.

O aplicativo CESCO Digital apresenta-se como uma boa alternativa de Governo Eletrônico em Porto Rico, reduzindo os processos burocráticos e melhorando as formas de atenção ao cidadão. No entanto, deve esta acompanhado por estratégias que busquem melhorar as condições de conectividade de banda larga móvel para permitir o acesso a uma maior quantidade da população e melhorar assim o sucesso do app.