A pauta sobre a 5G e IoT seguiu em um ritmo constante durante o MWC2019

Especial MWC2019 – Ano após ano, o setor de telecomunicações móveis organiza sua reunião onde são realizadas diferentes demonstrações que marcarão as novas tendências do mercado. O avanço tecnológico é uma necessidade quando se utiliza novos dispositivos, serviços e aplicativos para melhorar as condições de vida dos cidadãos.

O desenvolvimento da 5G e suas possibilidades de combiná-la com a Internet das Coisas (IoT) são apresentadas como o futuro das comunicações móveis. O novo cenário de conectividade deixa de ter o usuário no centro para olhar para os objetivos, a conectividade entre diferentes dispositivos sem intervenção humana foi o ponto cujos principais atores desenvolveram globalmente no encontro.

A nova edição do Mobile World Congress, que aconteceu em Barcelona – Espanha – nos dias 25 e 28 de fevereiro de 2018, teve como foco a chegada da 5G, a implementação da IoT e as oportunidades de crescimento dos diferentes mercados verticais que se beneficiarão da tecnologia. Embora essas questões também estivessem presentes nos últimos anos, houve um avanço no amadurecimento da tecnologia para sua implementação e discussões sobre a necessidade de espectro para o desenvolvimento dessas novas tecnologias.

Em termos gerais, as operadoras expressaram sua ideia de expandir seus negócios para além da conectividade no novo mundo da 5G. O salto tecnológico é apresentado como uma oportunidade para as operadoras planejarem uma reorientação de seus negócios, estratégia que está sendo analisada nos mercados mais desenvolvidos. Existem estratégias baseadas em marketing digital, streaming de vídeo e análise de dados.

Essas novas estratégias e modelos de negócios visam aumentar as ofertas para mercados verticais, proporcionando oportunidades de desenvolvimento de novas fontes de renda e melhoria nas condições produtivas desses setores. Sendo este o caso, a 5G é uma oportunidade para melhorar as condições sociais em geral.

Por exemplo, no setor de saúde, espera-se que novas aplicações sejam desenvolvidas, incluindo a possibilidade de monitoramento remoto em cirurgias em tempo real. A possibilidade de que diferentes especialistas em diferentes partes do mundo colaborem em uma sala de cirurgia começa a se tornar mais tangível à medida que a 5G se aproxima.

As opções de vídeo são apresentadas como uma ferramenta muito útil também na educação a distância. A oportunidade de aumentar o alcance de conteúdo educacional de forma maciça para todos os alunos é um passo fundamental para melhorar a Tele-Educação. Particularmente, se esses esforços forem feitos por meio da banda larga móvel, aproveitando a maior velocidade de acesso e a maior abrangência dos dispositivos móveis.

Por outro lado, a análise de dados é uma ferramenta necessária para iniciativas relacionadas a governo eletrônico e cidades inteligentes. A possibilidade de conectar diferentes dispositivos intercomunicados, analisar esses dados e fornecer informações confiáveis, permite que as operadoras forneçam dados úteis para que as cidades otimizem seus recursos.

É necessário que as diferentes autoridades da América Latina implementem estratégias voltadas para o aumento da adoção de serviços de banda larga móvel. As políticas que atualmente buscam promover a adoção da LTE, e preparar os diferentes mercados para que no futuro possam se juntar à 5G, são necessárias para otimizar o desenvolvimento dos países.

No entanto, para que todas estas iniciativas tenham um desempenho ideal em 5G, é essencial que as autoridades disponibilizem para as operadoras uma maior quantidade de espectro radioelétrico. É importante que haja agendas sobre futuros leilões de espectro para que as operadoras possam planejar suas futuras redes de maneira eficiente e tenham previsibilidade no mercado.

A disponibilidade de espectro para serviços 5G deve ser uma prioridade entre as autoridades da região, uma vez que seu desenvolvimento é apresentado como uma oportunidade para melhorar as condições de vida dos cidadãos. Ele também deve trabalhar para reduzir os obstáculos burocráticos que pesam sobre a implantação de novas redes de telecomunicações, é preciso haver consistência nas demandas dos diversos órgãos do Estado, para que as operadoras também possam planejar de forma eficiente a implementação de novas tecnologias.

A última cúpula global da indústria de banda larga móvel mostrou que o rumo das implementações da 5G é mantido e que esse desenvolvimento tenha uma relação íntima com a IoT dentro dos novos modelos de negócios. Esta situação aumentará as oportunidades das autoridades para melhorar as condições de vida dos habitantes através do uso destas tecnologias em diferentes mercados verticais. No entanto, essas estratégias devem ser apoiadas por políticas que busquem facilitar a implantação de redes 5G em cada um dos mercados.

0 comments on “A pauta sobre a 5G e IoT seguiu em um ritmo constante durante o MWC2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.