A Faixa de 600 MHz ganha espaço na América Latina

A frequência de 700 MHz está em uso para os serviços de banda larga móvel em vários mercados da América Latina, enquanto que alguns países já estão considerando o potencial da banda de 600 MHz, nem todas as administrações a destinam para os serviços móveis ainda

São Paulo, 09 de junho de 2020 – A 5G Americas anuncia a publicação de seu novo relatório “Situação das faixas de 600 MHz e 700 MHz na América Latina”, no qual analisa a situação geral destas proporções de espectro radioelétrico para a implementação de serviços de banda larga móvel. O documento reforça quais mercados atribuíram as bandas para os serviços móveis, dos quais já realizaram licitações e dos quais as bandas estão ativas.

O estudo destaca que vários reguladores da região analisam e vão incorporando, ou já incorporaram, os Quadros Nacionais de Frequências das bandas de 600 MHz e 700 MHz para serviços móveis. Tratam-se de bandas propicias para o desenvolvimento da LTE e da 5G, por sua grande capacidade para a propagação de sinais que permitem levar serviços de banda larga sem fio para áreas de baixa densidade de população, com um desenvolvimento de rede mais econômico e veloz.

“É importante que as políticas públicas, assim como as decisões regulatórias, levem em consideração de que maneira a dinâmica competitiva impacta no comportamento dos investidores, o nível de adoção e a acessibilidade no momento de desenhar uma licitação ou um leilão de espectro radioelétrico”, explicou José F. Otero, vice-presidente da 5G Americas para América Latina e Caribe.

O relatório também considera o uso da banda de espectro de 600 MHz para oferecer serviços móveis, já que esta frequência tem sido identificada como uma aliada importante no desenvolvimento da 5G.

O relatório “Situação das faixas de 600 MHz e 700 MHz na América Latina” pode ser baixado aqui.

Banda de 700 MHz na América Latina em países selecionados

Fonte: 5G Americas, reguladores. Data: abril de 2020 

Faixa de 700 MHz
PaísCanalizaçãoAtribuição MóvelAlocação
ArgentinaAPTSimSim
BolíviaUSASimSim
BrasilAPTSimSim
ChileAPTSimSim (Processo judicial)
ColômbiaAPTSimSim (licitado em dezembro de 2019)
Costa RicaAPTSimNão
EquadorAPTSimSim
El SalvadorSem definiçãoNão 
GuatemalaAPTSimNão
HondurasAPTSimNão
NicaráguaUSASimSim
MéxicoAPTSimRede Atacadista
PanamáAPTSimSim
ParaguaiAPTSimSim
PeruAPTSimSim
Rep. DominicanaAPTSimNão
UruguaiAPTSimSim
VenezuelaAPTSimNo

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas
A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas.  A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Crown Castle, Ericsson, Intel, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica e WOM.