5G, Resultados do leilão de espectro no Brasil

No último dia 17, a 5G Americas realizou um evento para analistas e governos sobre o tema com participação da Anatel, hoje divulgamos a gravação para o público em geral.  

São Paulo, 22 de novembro de 2021 – A 5G Americas realizou, no último dia 17 deste mês, o fórum virtual “Resultados do leilão de espectro da 5G no Brasil”, com apresentação da Anatel pelo convidado Agostinho Linhares, que ocupa o cargo de Gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Agência Nacional de Telecomunicações. Esta foi a primeira edição da série virtual “Diálogos TIC para Analistas de Telecomunicações”, que a 5G Americas realizará.  O início da série de encontros destacou o Brasil porquê o país vive uma das fases mais importantes de sua história em relação às tecnologias móveis, com os resultados do leilão da tecnologia 5G e próximos passos a seguir em um dos principais mercados da América Latina.  

Durante sua apresentação, Linhares apresentou informações detalhadas sobre o processo de alocação de espectro no Brasil, considerada a maior oferta deste tipo na história da Anatel e destacou os objetivos das telecomunicações com os quais a Anatel atua para promover o desenvolvimento da conectividade no país. O gestor pontuou que, nesse quadro, o espectro é um recurso que deve ser administrado com responsabilidade e disse que acredita que a tecnologia irá contribuir para a transformação digital brasileira, principalmente em relação ao seu uso para IoT, Empresas Inteligentes, Cidades Inteligente, entre outras aplicações. “Estamos trabalhando para aprovar regulamentações voltadas para novos projetos e expandir as oportunidades relacionadas às diversas faixas de frequência no Brasil”, lembrou.  

Entre os temas abordados, Linhares destacou as principais obrigações das operadoras vencedoras do leilão, como a cobertura 5G nas capitais do país, demais municípios, localidades e rodovias, além de R$ 3,1 bilhões em investimentos para conectividade nas escolas. Outro ponto reforçado foi de que a Anatel possui meios de controles para que as obrigações sejam cumpridas pelas operadoras, embora o executivo tenha dito que geralmente as próprias operadoras se adiantam aos prazos por necessidades de mercado e de concorrência.  

Ao final da sua participação no fórum, o gestor acrescentou que a Anatel busca acompanhar a transformação digital que está ocorrendo nos diversos países. “Procuramos explicar aos demais órgãos Reguladores com os quais nos relacionamos a importância das estratégias e das ações voltadas para as telecomunicações”, ressaltou.  

O fórum, moderado por José Otero, vice-presidente da 5G Americas para a América Latina e Caribe, teve alto nível de convocação. A maioria dos convidados presentes foi composta por ex-vice-ministros de telecomunicações, ex-representantes de órgãos reguladores do governo e analistas com grande experiência na área de telecomunicações na América Latina. 

Embora o evento seja voltado para analistas e governantes, as apresentações serão disponibilizadas para o público geral em nosso canal. A partir de hoje, a primeira apresentação pode ser conferida no link: https://www.youtube.com/watch?v=-sE4TvULSzo 

###

 Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.