5G estenderá as fronteiras da realidade

Graças às melhorias em termos de velocidade e latência, a tecnologia 5G poderá facilitar o desenvolvimento de aplicações e serviços de realidade estendida; que é uma combinação de realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista, e suas experiências de imersão.
São Paulo, 31 de agosto de 2020 – A realidade Estendida (XR) é o conceito geral que envolve as aplicações, serviços e interfaces de realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista. Compreende todos os ambientes reais e virtuais de interação entre humanos e máquinas, empregando tecnologias de computação e dispositivos vestíveis ou wearables.

Espera-se que a realidade estendida seja amplamente utilizada para aplicações em distintos setores, como os da saúde, educação, indústria e manufatura, entretenimento, marketing e até no âmbito militar, segundo mostra a infografia da 5G Americas.

O desenvolvimento de serviços e aplicações de realidade estendida deve considerar a arquitetura dos dispositivos que, ao serem utilizados por pessoas, interagem entre si para criar a experiência de realidade, como por exemplo, por visores de realidade virtual, lentes de realidades estendida, telefones móveis, computadores e consoles de videogames entre outros.

E também a arquitetura geral, que inclui o servidor encarregado de processar os dados e informações capturadas pelos dispositivos, como por exemplo, a localização do usuário e seu ponto de vista, e pode representar a cena com os metadados necessários; o dispositivo recria a visualização ao fundir a realidade com informações e ambientes virtuais; e a conexão entre os dois.

Para oferecer uma experiência adequada, a realidade estendida precisará de uma latência extremamente baixa, uma grande largura de banda e, sobretudo, um grande poder de computação de borda da rede (Edge Computing).

A 5G será um componente crítico para estas aplicações, tanto para a comunicação na arquitetura geral de computação de borda, como também para 5G Sidelink utilizada na comunicação direta entre as equipes de usuários.

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas
A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas.  A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Crown Castle, Ericsson, Intel, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica e WOM.