5G é um motor de desenvolvimento produtivo e inovação para a Colômbia

A tecnologia será fundamental para que o setor de TIC da Colômbia possa impulsionar o crescimento de todas as esferas econômicas do país e estabelecer o país como um hub de inovação e um player regional em serviços de nearshoring, de acordo com a Frost & Sullivan.

São Paulo, 23 de agosto de 2023 – O setor de Informação e Comunicações na Colômbia cresceu 14,2% em 2022, de acordo com o Departamento Administrativo Nacional de Estatísticas (DANE). Esse segmento contribuiu com aproximadamente 3% do produto interno bruto (PIB) no mesmo ano. Além disso, a previsão é de que ele cresça 1,3% em 2023, em correlação com o crescimento econômico do país.

“Este setor é transversal a todos os setores econômicos do país. Aqueles que não passarem por um processo de transformação digital e adoção de tecnologias, tendem a desaparecer”, disse Marcelo Ruiz, Diretor de Consultoria em Telecomunicações e Tecnologia para a América Latina da Frost & Sullivan, durante um webinar organizado pela 5G Americas.

De acordo com o especialista, “O leilão de espectro para a 5G é uma questão prioritária na agenda do governo, uma vez que a tecnologia é um motor de desenvolvimento produtivo e inovação para a nação. Para isso, precisamos ter um espectro competitivo que atraia investimentos”.

Ruiz também indicou que a Colômbia precisa atrair mais investimento estrangeiro no setor de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) para fortalecer seu papel como hub regional e poder se tornar um player regional em nearshoring.

Os serviços de TIC com maior taxa de crescimento anual composto (CAGR) até 2025 na Colômbia são SD-WAN (Rede de Área Ampla Definida por Software), com 40%, seguido por Infraestrutura como Serviço (IaaS) em nuvem pública, com 20%, e cibersegurança, com 15%.

Serviços mais tradicionais, como banda larga, conectividade (transmissão de dados e internet dedicada) e serviços móveis, apresentarão crescimento de 2% ou menos, e para telefonia fixa, espera-se uma queda de 8%.

As novas tecnologias terão um papel fundamental no crescimento tanto do setor de TIC quanto de outras atividades econômicas na Colômbia nos próximos anos. Ruiz também enfatizou que o país precisa de “maior apoio do governo e do setor privado nos processos de transformação digital, especialmente para as pequenas e médias empresas (PMEs). 80% das PMEs colombianas não têm planos de passar por um processo de transformação digital nos próximos anos”.

O especialista também destacou a importância de adotar medidas mais rigorosas no campo da cibersegurança e de as esferas governamentais, privadas e acadêmicas se concentrarem na capacitação e treinamento de habilidades digitais para a população, visando aumentar as oportunidades de emprego. [DOWNLOAD]

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Liberty Latin America, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Roger Communications, T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.