5G avança no Caribe com 9 redes em 2022

Algumas das primeiras implantações comerciais de 5G nas Américas foram registradas na região.

São Paulo, 18 de agosto de 2022 – A “ativação” das redes 5G iniciada no Caribe em 2019 continua avançando e, para 2022, já existem 9 redes comerciais desse tipo, segundo uma pesquisa da 5G Americas apoiada por informações de governos, operadoras de rede e Telegeography.

Porto Rico, Ilhas Virgens Americanas, Suriname e Trindade e Tobago foram alguns dos países em que as implantações comerciais de 5G foram anunciadas no final de 2019. Esses quatro mercados concentram 7 redes no total. Duas outras redes 5G foram implantadas na República Dominicana entre 2021 e 2022.

Nos casos de Porto Rico, Ilhas Virgens Americanas e República Dominicana, foram realizados leilões de espectro compatível com 5G distribuído em várias bandas, com destaque para a faixa de 3.5 GHz.

Além disso, vários reguladores consideram o espectro adequado para 5G na gestão deste recurso, levando em consideração uma ampla variedade de bandas de espectro, incluindo as bandas de “segundo dividendo digital” (600 MHz) e ondas milimétricas (mmWave) acima dos 24 GHz. Especificamente em Porto Rico e nas Ilhas Virgens Americanas, a banda de 600 MHz está em uso para serviços móveis.

Nas Bahamas, é mencionada a análise das faixas de 600 MHz, a “Banda L”, 2,5 GHz e a “Banda C” (3,4 – 4,2 GHz), enquanto que nos países que compõem a Eastern Caribbean Telecommunications (ECTEL) foi consultado o uso para serviços móveis das bandas de 600 MHz, 700 MHz, 2,3 GHz, 2,5 GHz e 3,5 GHz.

As redes 5G constituem uma importante evolução da banda larga móvel para o Caribe, mas esta nova plataforma de conectividade permitirá à região desenvolver alternativas de acesso por meio de serviços fixos sem fio. [DESCARGA]

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.