5G Americas realizará Cúpula Virtual sobre o uso das telecomunicações para o desenvolvimento da região

Representantes de organizações de 10 países da região, com as quais a 5G Americas realiza ações de cooperação, falarão no summit virtual: “Uso das Telecomunicações. A trajetória de desenvolvimento na América Latina e no Caribe”, que será transmitido pelo YouTube nos dias 6 e 7 de junho, às 14h de Brasília.

São Paulo, 05 de junho de 2023 – A América Latina e o Caribe enfrentam desafios crescentes de digitalização. O progresso assimétrico evidenciado nos países quanto à adoção de novas tecnologias, como a 5G, exige um diálogo permanente entre todos os atores envolvidos. Nesse contexto, nos dias 6 e 7 de junho de 2023, às 14h, acontecerá a Cúpula Virtual “Uso das Telecomunicações: A trajetória de desenvolvimento na América Latina e no Caribe, que reunirá pela primeira vez organizações com as quais a 5G Americas, por meio de Acordos de Cooperação, promove o uso das telecomunicações como elemento essencial do desenvolvimento integral da região.

O vice-presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe, José Otero, será o anfitrião desta Cúpula, que será transmitida simultaneamente no Canal do YouTube da 5G Américas CALA e no Brecha Cero, portal da 5G Americas em espanhol. Serão dois dias nos quais, a partir de palestras magistrais, 12 palestrantes convidados de 10 países da região apresentarão suas análises sobre o cenário das telecomunicações em cada um de seus territórios.

As apresentações abordarão as oportunidades, desafios e barreiras pelas quais os países passam em sua jornada rumo ao desenvolvimento digital. Temas como as diferentes brechas que impossibilitam o acesso às novas TICs, desenvolvimento de infraestrutura, economia digital, Internet das Coisas, educação online baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS, iniciativas de telecomunicações desenvolvidas em territórios indígenas, infraestrutura digital para o desenvolvimento rual, desenvolvimento sustentável das telecomunicações, transformação digital inclusiva; entre outros, fazem parte dos temas que serão abordados na agenda da Cúpula.

“Para a 5G Americas é de grande importância convocar um novo espaço de diálogo, desta vez com atores com os quais trabalhamos por meio de Acordos de Cooperação. Queremos dar visibilidade ao esforço das suas organizações nas várias localidades. Buscamos somar vozes de destaque na árdua tarefa de direcionar toda uma região para um desenvolvimento que considere as telecomunicações como um ecossistema digital onde convergem todos os setores. O diálogo gerado a partir da análise de cada cenário deve ser permanente e transcender aquela discussão que reduz a digitalização à implementação de novas tecnologias, sem considerar o tema como parte de uma política de Estado e sem levar em conta a realidade dos territórios, onde problemas estruturais como a pobreza impossibilita o acesso e o uso das telecomunicações”, disse José Otero, vice-presidente da 5G Americas e anfitrião do evento.

Palestrantes da Cúpula Virtual “Uso das Telecomunicações: A trajetória de desenvolvimento na América Latina e no Caribe“:

• Salma Jalife. Presidenta do Centro México Digital.

• Rodrigo Ramirez. Presidente da Câmara Chilena de Infraestrutura Digital – IDICAM.

• Paulo Spacca. Presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas, ABINC

• Darwin Castillo. Presidente da Câmara de TIC da República Dominicana.

• Pedro Marín. Presidente da CASETEL, Venezuela.

• Elaine Ford. Diretora Fundadora da Democracia Digital, Peru

• Adriana Labardini. Presidenta das CONECTADAS México.

• Marina Rosso Siverino. Vice-presidente do Centro Argentino de Engenheiros – CAI.

• Tina Lu. Analista principal da Counterpoint Research e sócia fundador da Chicas TIC.

• Luis Sergio Valle. Presidente Ejecutivo da Fundetic Bolívia

• Claudia Milena Hernández. Docente do Departamento de Telecomunicações da Universidade de Cauca, Colômbia.

• River Aguilar. Responsável pelo Escritório de Programas do CEABAD, Nicarágua.

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Liberty Latin America, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware e WOM.