5G Americas publica portal de estatísticas de espectro móvel para a América Latina

O Brecha Zero, blog da 5G Americas com foco no uso de tecnologias móveis para desenvolvimento na América Latina, publicou uma nova seção sobre estatísticas de espectro para serviços móveis e apresenta  sua nova Sala de Imprensa.

São Paulo, 10 de dezembro de 2021 – O portal Brecha Zero da 5G Americas oferece ao público sua nova seção de estatísticas da espectro radioelétrico alocado para serviços móveis na América Latina, incluindo a quantidade de espectro em megahertz (MHz) por país e por banda de frequência. A seção já está disponível no blog e os dados apresentados pela 5G Americas são oriundos de informações públicas de reguladores nacionais e operadoras de redes de telecomunicações.

A seção de estatísticas do espectro apresenta quatro indicadores:

  • Espectro de radiofrequências atribuído por país aos serviços móveis nas bandas IMT inferiores a 6 GHz. Este indicador inclui um valor para a média regional (atualmente 415,2 MHz).
  • Espectro atribuído por país para serviços móveis em “bandas baixas” (bandas IMT abaixo de 1 GHz). Este indicador divide a quantidade de espectro por banda para cada país.
  • Espectro atribuído por país para serviços móveis em “bandas médias” (bandas IMT entre 1 GHz e 6 GHz). Este indicador divide a quantidade de espectro por banda para cada país.
  • Espectro atribuído por país para serviços móveis em “bandas altas” (bandas IMT acima de 6 GHz). Este indicador divide a quantidade de espectro por banda para cada país.

Os números de espectro excluem: capacidade temporariamente atribuída para teste ou uso experimental; capacidade licenciada em bandas IMT (International Mobile Telecommunications), mas sem autorização para serviços móveis; e espectro concedido provisoriamente – para uso temporário como medidas contra a pandemia da Covid-19, por exemplo.

As informações do portal tem como marco a data de 26 de outubro de 2021 e serão atualizadas mensalmente. Cabe ressaltar que os valores estão sujeitos a variações devido às mudanças na alocação do recurso por país e às diferentes fontes de informação das quais os dados são obtidos. O recurso é disponibilizado para fins informativos e para acompanhar a evolução da utilização das bandas IMT no contexto de transição para redes 5G que irão requerer bandas do espectro em baixas, médias e altas frequências. O portal também inclui uma seção sobre a terminologia do espectro usada nos Regulamentos de Rádio da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e uma lista de mecanismos de alocação de espectro.

Brecha Zero apresenta nova Sala de Imprensa

nova Sala de Imprensa do portal, que é voltado para formadores de opinião do setor e governos e entidades reguladoras, também está disponível e reúne uma única seção sobre as atividades do 5G Americas na América Latina e no Caribe (releases, infográficos e fotos), bem como os meios de contato da equipe de Comunicação da 5G Américas na região.

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.