5G Americas e UAI da Argentina firmam acordo de cooperação para incentivar o desenvolvimento das TIC

Através do acordo, serão criados fóruns de discussão e troca de experiências e informações diante dos desafios apresentados pelas novas tecnologias em um ambiente digital, onde o papel da academia é fundamental para avançar em direção ao desenvolvimento da Argentina e de outros países da região.

São Paulo, 06 de dezembro de 2023 – A 5G Americas, a associação da indústria e a voz da 5G e LTE para as Américas, assinou um acordo de cooperação com a Universidad Abierta Interamericana (UAI), a partir do qual ambas organizações realizarão um trabalho colaborativo com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no país.

A 5G Americas é uma organização da indústria composta por provedores de serviços e fabricantes líderes do setor de telecomunicações, cuja missão é facilitar e promover o avanço e a transformação da tecnologia LTE, 5G e futuras em todo o continente americano. Por sua vez, a missão da UAI é desenvolver uma proposta educacional inclusiva, de qualidade e pertinente às demandas do desenvolvimento sustentável, à democratização do conhecimento e aos valores humanísticos, por meio de um modelo educacional que promova a formação de profissionais competentes para transformar realidades com responsabilidade social.

Nesse contexto, a assinatura do acordo estabelece compromissos de cooperação para compartilhar informações relevantes, incluindo materiais como publicações, pesquisas, relatórios, resultados de pesquisa, entre outros, e criar espaços de análise e reflexão sobre a dinâmica das telecomunicações e TIC na Argentina e na região.

Marcelo De Vincenzi, Vice-reitor de Gestão e Avaliação da UAI e também reitor da Faculdade de Tecnologia da Informação, expressou que: “é de nosso especial interesse institucional, na UAI, participar como agente ativo de mudança diante dos desafios conjunturais propostos pela sociedade. Entendemos que, por meio da construção de soluções que favoreçam o desenvolvimento de competências de trabalho que façam uso de tecnologias informáticas disruptivas e inclusivas no uso das telecomunicações inteligentes e ágeis, encontraremos respostas para os novos paradigmas globais. Acreditamos que concordar em trabalhar de forma colaborativa e articulada com a 5G Americas nesses temas é um passo estratégico e virtuoso que irá impulsionar ambas as instituições a encontrar o caminho crítico que permitirá enfrentar os novos desafios de TI que se aproximam”.

Nesse sentido, José Otero, Vice-presidente para a América Latina e o Caribe da 5G Americas, celebrou a assinatura do acordo e acrescentou que: “os desafios que a região enfrenta demandam o trabalho articulado entre diferentes atores para uma abordagem transversal das telecomunicações, onde a academia desempenha um papel fundamental. Grande parte desse desenvolvimento que buscamos impulsionar na região depende da educação, de formar novas gerações em um ambiente totalmente digital alinhado com as necessidades da indústria. Temos a convicção de que o trabalho conjunto para gerar espaços de discussão e troca de experiências a partir da educação e pesquisa, à luz da adoção de novas TIC, nos permitirá avançar de maneira mais assertiva em direção ao conhecimento e à apropriação da tecnologia. Agradecemos às autoridades da UAI pelo interesse e pela vontade demonstrados em concretizar essa grande instância de cooperação, que esperamos consolidar ao longo do tempo com ações concretas”.

Dessa forma, as organizações anunciaram que pretendem criar um calendário de atividades para 2024, que incluirá a realização de fóruns abertos de discussão sobre os temas que fazem parte da agenda de telecomunicações e TIC na região.

###

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Liberty Latin America, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Roger Communications, T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.