5G Americas assina acordo de cooperação com Fundetic Bolívia

Por meio do acordo, as organizações se comprometem em trabalhar no desenvolvimento de espaços de diálogo durante 2022 para promover a adoção integral de novas tecnologias quanto aos processos de digitalização na Bolívia.

São Paulo, 17 de janeiro de 2022 – A 5G Americas, associação da indústria e voz da 5G e LTE para as Américas, assinou um acordo de cooperação com a Fundetic Bolívia (Fundação Para o Desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação na Bolívia), com objetivo de trocar informações e experiências de valor para ambas as partes.

A Fundetic Bolívia é uma instituição sem fins lucrativos com sede em La Paz, que promove o desenvolvimento das TICs em todos os setores e campos da vida econômica e social. Sua missão é ser uma impulsionadora da inovação e parceira tecnológica de instituições e empresas públicas para promover a incorporação de tecnologia aos processos de negócios, tornando-os mais competitivos, além de promover um observatório de tendências tecnológicas futuras.

Por sua vez, a 5G Americas, com sede em Bellevue, Washington (Estados Unidos), concentra seus esforços em promover e defender o avanço e a plena capacidade de tecnologias sem fio avançadas em redes, serviços, aplicativos e dispositivos conectados nas Américas.

O acordo entre as organizações estabelece compromissos de cooperação para o desenvolvimento de espaços que levem à promoção e impulsionamento das TIC na Bolívia, como a realização de fóruns de discussão. Neste quadro, confirma-se que ambas irão colaborar no desenvolvimento conjunto dos seguintes eventos para 2022:

  • Fórum de Governo Digital – (março)
  • Seminário 5G (abril)
  • Comemoração do Dia da Internet – (maio)
  • III Fórum Internacional de Cidades e Territórios Inteligentes – (julho)

Por meio dessas atividades, espera-se gerar análises em torno do panorama atual da implantação de novas tecnologias como a 5G e seu impacto econômico e social. Da mesma forma, busca promover o diálogo sobre os desafios da digitalização enfrentados pelos países latino-americanos e que demandam o planejamento e a execução de políticas públicas que reduzam a lacuna no acesso e uso das TICs.

Nesse sentido, Luis Sergio Valle, Presidente Executivo da Fundetic Bolívia, assegurou que este acordo busca oportunizar espaços de diálogo para análise e reflexão sobre temas tão importantes como a implementação da 5G no país, o desenho e atualização dos marcos regulatórios em telecomunicações e a visibilidade de casos de sucesso e boas práticas na região. Tudo isso permite ao país avançar decisivamente para a era da modernidade através do uso das TIC, da inovação e das telecomunicações.

O acordo com a Fundetic Bolívia é um passo de sucesso na gestão que a 5G Americas lidera na região, como considera José Otero, vice-presidente da 5G Americas para a América Latina e Caribe: “Esses tipos de acordos são importantes porque nos permitem questionar, enquanto sociedade, como será a inclusão dos cidadãos nas novas tecnologias, as vantagens digitais a que terão acesso e como poderão beneficiar, para além dos aspetos técnicos e de infraestruturas. O ponto chave será o acesso à conectividade e inovação para os moradores e acho que é aí que a discussão ainda é relevante”, especificou.

###

Sobre a Fundetic Bolivia 

A Fundetic Bolivia é uma instituição sem fins lucrativos, de direito privado, com personalidade jurídica própria e plena capacidade administrativa e técnica. O objetivo principal é “promover e estimular atividades relacionadas ao desenvolvimento das TICs em todos os campos da vida econômica e social, levando à promoção e fortalecimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento na Bolívia”, com sede em La Paz – Bolívia.

 

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.