5G Americas assina acordo com a Cámara Chilena de Infraestructura Digital

O acordo estabelece esforços conjuntos para o fortalecimento de políticas e estratégias de gestão que promovam o desenvolvimento da infraestrutura digital e de telecomunicações no Chile.

SÃO PAULO, 17 de março de 2021 – A 5G Americas, associação setorial e voz da 5G e LTE para as Américas, assinou um acordo de cooperação com a Cámara Chilena de Infraestructura Digital (IDICAM), com o objetivo de trocar informações e experiências de valor para ambas as partes.

A organização chilena tem como principal meta promover o desenvolvimento da infraestrutura digital, seus insumos e suas atividades correlatas, unindo as principais empresas, instituições e pessoas relacionadas com a construção, conservação, abastecimento, desenvolvimento e operação de infraestrutura digital fixa e móvel para as telecomunicações no Chile. Por parte da 5G Americas, sediada em Bellevue, Washington (Estados Unidos), os esforços serão direcionados à promoção e incentivo do avanço das tecnologias sem fio avançadas, sua evolução para além do 5G em redes, serviços, aplicações e dispositivos conectados no ecossistema das Américas.

O acordo entre a 5G Americas e a Cámara Chilena de Infraestructura Digital estabelece compromissos de cooperação que permitirão explorar e identificar áreas de interesse mútuo a serem desenvolvidas de forma conjunta. Além disso, as entidades poderão compartilhar informações relevantes, tais como publicações, pesquisas, comunicados, resultados de levantamentos, entre outros.

De modo geral, por meio do acordo serão exploradas oportunidades de colaboração em temas relacionados às redes e sistemas de comunicação 5G, discussões sobre as TIC e seu impacto na sociedade, discussões sobre conceitos de sistemas, interoperabilidade e outras ferramentas que impulsionem a adoção do 5G.

Rodrigo Ramírez Pino, presidente da IDICAM, destacou que o acordo com a 5G Americas é uma importante aliança institucional para continuar liderando iniciativas e políticas que impulsionem o desenvolvimento tecnológico e digital do Chile. “Nos encontramos num momento chave da indústria digital, no qual muitos fatores exigem que façamos parcerias com entidades como a 5G Americas, tanto para redefinir os moldes da indústria como para promover o aprendizado contínuo dos participantes do setor. Estes fatores vão desde a expansão das redes, o desenvolvimento de infraestrutura, a sustentabilidade, o compromisso territorial, as mudanças nos modelos de negócios, até os desafios políticos e regulatórios”, afirma o executivo.

Para José Otero, vice-presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe: “Nosso interesse é oferecer informações e acompanhar as instituições e países no desenvolvimento de ações concretas de digitalização que promovam as Tecnologias da Informação e Comunicação. Estou seguro de que a articulação institucional concretizada neste acordo constitui um caminho de muito êxito em direção a este objetivo”.

###

Sobre a Cámara Chilena de Infraestructura A.G

A Cámara Chilena de Infraestructura Digital A.G reúne as mais importantes companhias que desenvolvem infraestrutura digital no Chile, tanto de fibra óptica como de torres, antenas, small cells e data centers. Fazem parte da Câmara empresas do setor de construção, provedoras, desenvolvedoras, transportadoras e operadoras de infraestrutura para telecomunicações. www.lainfraestructuradigital.com @idicam_chile

A Câmara é parceira da CLARO Chile, Silica Datco Networks, Internexa, REUNA, TELXIUS, VTR, CTR, American Tower, HUAWEI, SBA e MUNDO.

Um dos principais objetivos da Cámara Chilena de Infraestructura Digital é promover a racionalização, proteção, aperfeiçoamento e fomento da atividade comum para todos os associados, isto é, o desenvolvimento de infraestrutura digital, seus insumos e atividades correlatas, unindo as principais empresas, instituições, e pessoas relacionadas com construção, conservação, abastecimento, desenvolvimento e operação de infraestrutura digital fixa e móvel para as telecomunicações no Chile.

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas.  A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil https://brechazero.com.br/. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas – Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica e WOM.