5G America publica novo relatório sobre o desenvolvimento de infraestrutura de telecomunicações na América Latina

O documento descreve as normas legislativas que regulam a construção de redes de telecomunicações em 13 mercados latino-americanos, com os distintos níveis de governo

SÃO PAULO, 29 de janeiro de 2020 – A 5G Americas anunciou hoje a publicação de seu relatório Adoção Digital na América Latina: o papel da implantação de infraestrutura e outras políticas na região, que descreve as normas legislativas relacionadas à implantação da infraestrutura de telecomunicações na América Latina e Caribe. O documento fornece uma visão geral dos regulamentos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai, que afetam o desenvolvimento de redes das operadoras de telecomunicações.

O documento também observa que, embora nos últimos anos as autoridades da região tenham adotado medidas para acelerar a implantação de infraestrutura em seus territórios, as operadoras de telecomunicações ainda enfrentam grandes desafios na América Latina.

Uma das principais barreiras nesse sentido continua sendo a burocracia de normas no nível municipal e até as contradições que podem existir entre as regras, trâmites e procedimentos nos diferentes níveis de governo.

A desinformação de redes que podem existir em diferentes setores da sociedade civil e / ou entidades governamentais sobre os efeitos na saúde da instalação e comissionamento da infraestrutura de telecomunicações também afeta negativamente a implantação de redes na adoção de medidas que dificultam a construção da infraestrutura. A poluição visual ou aspectos relacionados ao planejamento urbano também frequentemente geram oposição à instalação de equipamentos de rede.

A pesquisa também aborda tendências como o uso compartilhado da infraestrutura e sugere a criação de condições para que ela seja realizada em termos e condições recíprocos, privilegiando a vontade das partes em acordos positivos para o desenvolvimento da infraestrutura.

O documento Adoção digital na América Latina: O Papel da Implantação de Infraestrutura e Outras Políticas na Região pode ser baixado aqui.