Ao longo das múltiplas experiencias apontadas neste blog, observamos como as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) permitem oferecer benefícios aos diferentes setores da sociedade. Entre eles, encontra-se a segurança dos cidadãos, onde a tecnologia oferece múltiplas vantagens no momento de prevenir e socorrer.

Na República Dominicana, a Polícia Nacional colocou em funcionamento o aplicativo móvel “Tu PoliciApp RD”, com o objetivo de que os dominicanos sigam tendo acesso aos diferentes serviços prestados nessa instituição. Assim como também socorrer de maneira mais rápida e simples as forças de segurança deste país.

O desenvolvimento do aplicativo faz parte do projeto República Digital, programa que busca garantir o acesso dos cidadãos às TIC. Dessa forma, a inclusão da tecnologia em segurança se soma à outras iniciativas que buscam melhorar as condições educativas, de gênero, de produção e de redução da exclusão digital.

Uma das funções que permite o aplicativo é reportar ou informar eventos relacionados com delitos ou atividades ilícitas. Desta maneira, agiliza o tramite que os cidadãos devem realizar e informa de maneira mais rápida a polícia. Assim, o aplicativo, que pode ser baixado de maneira gratuita para qualquer cidadão que possui um terminal com sistema operativo Android, busca gerar um novo canal de comunicação entre a instituição policial e a população. Além disso, busca gerar na comunidade uma imagem inovadora e de modernização na instituição.

A plataforma permite ao público compartilhar informação, de forma anônima, com a polícia nacional. Dessa maneira, qualquer cidadão pode proporcionar dados relacionados com a delinquência ou segurança que pode ser considerada útil em sua comunidade, para isto deve enviar um relatório através do aplicativo móvel. O anonimato dos usuários está garantido em todo momento.

Por sua vez, o “Tu PoliciApp RD” busca converter-se em uma ferramenta digital de apoio aos trabalhos da Polícia Nacional. Em particular aquelas relacionadas com a segurança cidadã, a prevenção de crime e o combate da delinquência.

O aplicativo conta com quatro funcionalidade básicas: relatório de eventos e ou ações ilícitas; localizações de georreferencia de pontos de assistência policial; contato direto com o número de emergências 911; botão de pânico para assistência e localização em tempo real de vítimas de violência de gênero. Assim, está suportada por uma interface administrativa de tipo back-end, da qual permite processar a entrada de dados provenientes do app.

Por meio do app os usuários terão a possibilidade de enviar denúncias anônimas sobre crimes e delitos que presenciaram. Também poderão acompanhar sua denuncia com a inclusão de suportes multimídia, como fotografia e vídeos relacionados com a data reportada.

De acordo com o informado pela Polícia Nacional, exceto o caso do botão de pânico contra a violência de gênero, esta aplicação não está desenhada como um sistema de respostas para emergências. Está orientada a recepção passiva de relatórios ou informes de caráter anônimo, das quais serão depuradas e investigadas em ordem de prioridade que a instituição considere pertinente.

Para que o app tenha uma boa recepção entre a população é necessário que existam medidas que tendem a massificar os serviços de banda larga móvel no mercado. Ou seja, que é necessário que a administração da República Dominicana melhore a conectividade no mercado potencializando assim o acesso dos usuários à aplicação, e, portanto, melhorará suas condições de segurança.

Dentro das medidas necessárias que devem tomar as autoridades para aumentar a conectividade de banda larga móvel, destaca-se a disponibilidade de espectro radioelétrico. Assim como a geração de uma agenda de futuras licitações que permita aos atores do setor planejar o desenvolvimento de tecnologias de banda larga móvel.

É também necessário que se flexibilizem as demandas burocráticas para a construção de redes de telecomunicações. Assim como que também exista coerência entre as demandas dos diferentes estados das administrações, para assim poder desenvolver de maneira rápida as redes e conseguir coberturas de serviços mais amplas.

Outra medida é a redução dos impostos sobre os componentes de redes e os dispositivos de acesso. Os primeiros são necessários para que a indústria reduza seus custos no desenvolvimento de suas redes. Por sua vez, uma redução imposta nos smartphones irá colaborar no aumento destes terminais na população, aumentando dessa forma a quantidade de usuários da aplicação da polícia.

Como se observa a inciativa de um app tende a melhorar a segurança dos cidadãos da República Dominicana é positiva e tem variadas vantagens. No entanto, é importante que esteja acompanhada de medidas que tendem a massificar o acesso à banda larga móvel.