O desenvolvimento de aplicativos móveis supõe um alto número de oportunidades para que os governos melhorem a relação que possui com os cidadãos. Desde iniciativas que aumentam a informação, até as que permitem realizar tramites ou reclamações, as formas acerca das necessidades da população são muito variadas.

No Panamá, e com o objetivo de incentivar a melhoria nos processos e transparência na gestão pública, a Autoridade nacional para Inovação Governamental (AIG) através do Centro de Atenção Cidadã 311 desenvolveu uma ferramenta que lhes permite conhecer o paradeiro dos carros guinchados pelos cidadãos. O app está disponível na Google Play para dispositivos Android e no App Store para dispositivos IOS.

A iniciativa é parte de um processo lançado em 2016 com a coordenação das remoções solicitadas pela Autoridade de Trânsito e Transporte Terrestre (ATTT) e pela Polícia Nacional. Seu objetivo é permitir que os cidadãos conheçam o destino dos automóveis que são coletados pelos guinchos nas vias públicas.

Quando o cidadão desenvolve aplicativo pode criar um perfil com seus dados pessoais, dos quais incluirá o número de placa do veículo. Assim terá acesso a um portal de guinchos, que notificará a localização exata de automóvel junto a informação de contato da empresa que o mantém.

O aplicativo inclui também, entre outras possibilidades, a de conhecer os campos do distrito, município e local povoado para detalhar os endereços. Também tem a localização no mapa geográfico localizado; envio de notificações aos usuários sobre eventos que têm impacto sobre a cidadania e facilidade de acesso a notícias, redes sociais e perguntas frequentes deste Centro de Atendimento ao Cidadão.

O número telefônico é 311 no Panamá e é de acesso gratuito e está disponível 24h para que os cidadãos possam registrar queixas ou realizar denúncias. Também lhes permite realizar consultas sobre infraestruturas, educação, saúde, segurança, ambiente, economia e política. Além disso, por meio dessa linha pode aportar sugestões para melhorar a gestão pública, com o objetivo de incentivar a participação cidadã.

Assim, o Centro de Atenção Cidadã 311, é o ente competente para incentivar a melhora continua na atenção cidadã ao medir a efetividade de gestão de casos atendidos pelas entidades públicas. Por meio dela acessa todas as entidades do governo central e dos municípios, e entre outros casos atende remoções de guinchos, fugas de agua potável, assuntos de transporte público e de segurança.

Por meio do app móvel busca agilizar o nível de trabalho online, no entanto principalmente oferece aos cidadãos uma ferramenta para poder acessar de maneira mais rápida informação sobre seu veículo. Em outras palavras, para melhorar sua qualidade de vida e a relação com as autoridades locais.

Estas iniciativas fazem parte de uma alternativa interessante dentro do projeto de governo eletrônico do Panamá. A oportunidade de oferecer aos cidadãos mais informação é necessária para melhorar os vínculos e a transparência das autoridades. No entanto, para que tenha sucesso é indispensável que fortaleça o acesso às TIC pela população.

Em particular, faz necessário iniciativas que tendem a aumentar os acessos de banda larga móvel, potencializando a adoção de tecnologias como a LTE ou em um futuro próximo a 5G, permitindo assim melhores condições de conectividade no mercado. Para isto é necessário outorgar maior capacidade de espectro radioelétrico para serviços de banda larga móvel. Assim como a geração de uma agenda que permita às operadoras conhecer futuras licitações para planejar melhor o desenvolvimento de novas tecnologias.

No mesmo caminho, a flexibilização das travas burocráticas existentes no momento de desenvolver novas redes de telecomunicações transforma-se em uma medida importante a ser tomada pelas autoridades. Contar com uma lei única que determine as permissões necessárias a nível nacional, como possui o Panamá é importante para que as operadoras possam planejar seus desenvolvimentos de forma eficiente.

É também necessário que se reduzam as travas impostas que pesam sobre o setor de telecomunicações. Principalmente aquelas que pesam sobre os componentes de rede, para permitir alcançar coberturas de forma mais simples, como também sobre os dispositivos de acesso, que os tornam mais acessíveis e por consequência, permitem alcançar maiores porções da população.

Como se observa, a iniciativa do app 311 é de muita importância para que as autoridades do Panamá otimizem o acesso à informação, assim como também melhorem sua comunicação com os cidadãos gerando maior transparência. No entanto, isso deve vir acompanhado de estratégias que busquem aumentar a conectividade da banda larga móvel no mercado para então envolver uma maior porção da população e consolidar a iniciativa.