Entre os benefícios da transformação em um governo eletrônico está a possibilidade de melhorar as condições de vida dos cidadãos. Neste sentido, os municípios desempenham um papel fundamental, porquê afinal, o governo está mais próximo dos habitantes dos diversos países, por isso a incorporação de tecnologias à eles.

O Panamá implementou 68 Municípios Digitais com conectividade à Internet em nível nacional. O projeto denominado Modernização dos Governos Locais, realizado através da Autoridade Nacional de Inovação Governamental (AIG), possibilitou a geração de mudanças importantes nas ferramentas de gestão e governo eletrônico.

A incorporação de Municípios Digitais permite aumentar os benefícios nos cidadãos, que podem acessar serviços mais rápidos e congruentes com a atual situação tecnológica do país. Desta forma, os processos, níveis de eficiência, transparência e participação do cidadão são valorizados.

O objetivo da AIG é oferecer aos municípios soluções concretas para modernizar as entidades e aumentar a atenção dos cidadãos. Além disso, a iniciativa pretende servir de apoio à Lei de Descentralização Municipal.

Cada um dos municípios foi dotado de um portal web; um GRP municipal (sistema financeiro, contábil, administrativo integrado); um sistema de atenção cidadã e a capacidade de colocar informações sobre os atrativos turísticos e religiosos de cada um deles; além de um sistema de inventário do contribuinte; links para hotéis; centros de artesanato, entre outros dados.

Através desta iniciativa, o governo central do Panamá procura aumentar as oportunidades para os cidadãos se aproximarem do Estado. Além disso, busca aumentar a transparência dos contratos e atos do governo, um processo necessário para fortalecer os laços da democracia e também aumentar a participação dos cidadãos.

Também é importante que as autoridades centrais gerem treinamento diferenciado para os funcionários, a fim de aprimorar as inovações tecnológicas realizadas. Desta forma, uma maior abordagem para o sucesso da iniciativa é alcançada. A capacitação dos atuais diretores é essencial para que essas medidas inovadoras atinjam o objetivo desejado pelas autoridades, também é importante que o atual quadro de funcionários seja capaz de manter suas funções e, assim, levar a cabo uma eficiente evolução tecnológica.

Um dos pontos importantes que as autoridades panamenhas realizam é ​​a conectividade das dependências municipais. Essa iniciativa permite que eles sejam constantemente atualizados e aprimorem muitos de seus serviços. Projetos deste tipo podem ser levados adiante com o uso de banda larga sem fio em áreas rurais ou longe de grandes centros urbanos.

Neste cenário, tecnologias como LTE estão disponíveis e, devido às suas condições robustas e alta velocidade de transmissão de dados, são necessárias para conectar setores distantes dos grandes centros urbanos. Da mesma forma, num futuro próximo, a 5G expandirá as possibilidades de conectividade, incorporando fundamentalmente a conectividade em objetos, melhorando assim a quantidade de informação disponível para as autoridades e dando um passo fundamental para a cidade inteligente.

Para o Panamá progredir efetivamente na evolução das novas tecnologias, é necessário que as autoridades implementem políticas que busquem incentivar o setor de telecomunicações, particularmente com o estímulo ao investimento em banda larga móvel. É necessário que mais espectro radioelétrico seja disponibilizado para a indústria, assim como gerar uma agenda com investimentos futuros para que a indústria possa planejar eficientemente seus desenvolvimentos.

É também necessário reduzir os obstáculos burocráticos que existem no que diz respeito à instalação de redes de telecomunicações. Em outras palavras, facilitar o desenvolvimento de novas tecnologias, reduzindo as demandas do Estado é um passo necessário para aumentar a cobertura e gerar impacto real sobre a população. Além disso, a indústria tem maior certeza sobre a documentação necessária para iniciar a construção de uma nova rede, o que reduz o tempo de sua implementação.

No mesmo sentido, a redução da carga tributária que pesa sobre o setor de telecomunicações é necessária para aumentar a cobertura das redes. No caso em que é aplicado aos componentes de rede, eles permitem que as operadoras atinjam eficientemente novas áreas de serviço. Enquanto estas reduções são feitas em dispositivos de acesso permitem um maior número de usuários para acessar serviços, aumentando o alcance de novas tecnologias.

A iniciativa das autoridades do Panamá é importante para aumentar o alcance da tecnologia no Estado. Sua implementação traz uma série de benefícios para os cidadãos, como maior celeridade na execução de procedimentos, bem como para as autoridades, aumentando sua transparência e confiança na população. No entanto, é necessário aumentar a conectividade no mercado, para que esses esforços tenham um futuro promissor.