A inclusão das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na agricultura alcança diferentes níveis, sua implementação pode potencializar de maneira significativa processos produtivos. Desde o desenvolvimento de grandes planos a níveis globais que envolvem todo o setor, até a implementação de aplicativos voltados para grupos específicos.

Neste sentido, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Alimentação (GANA) da Guatemala desenvolveu o app “APP MAGA”. Ele permite aos diferentes produtores do país conhecer os preços de vários produtos comercializados por produtores do +setor, assim como monitorar desde preços de agricultura, pecuária, pesca, entre outros produtos que estão abaixo da tutela do ministério.

O app MAGA apresenta os preços de mercado conforme os dias da semana. Às segundas, quartas e sextas são os grãos básicos, vegetais e frutas. Às terças e quintas, são produtos de pecuária e de pesca, enquanto que às terças também são incluídos os preços de especiarias e de outros condimentos. Todos estes preços são atualizados para que o produtor possa acessá-los de forma simples a partir de um smartphone.

O app possui download gratuito e foi desenvolvido pelo ministério graças à cooperação do governo da China. O ministério aportou seus sistemas de informação e o apoio de sua equipe técnica, este provém do Sistema de Informação de Mercados. O desenvolvimento e apoio do app permite ao produtor acessar informação de preços, ficha técnica dos produtos, notificações “push”, pesquisas, notícias, boletins e um link com aplicativo Waze para ir ao mercado que mais convém, segundo as necessidades de cada usuário.

De acordo com o MAGA o objetivo é aumentar a cobertura de serviços alcançando uma maior quantidade de produtores. A possibilidade de contar com o preço de cada um dos produtores em um dispositivo móvel oferece ao setor a possibilidade de definir de forma simples seu passo a passo e seguir o mercado, este app dá importância aos pequenos produtores. Em particular porquê muitos deles deve definir de forma rápida o momento de levar seus produtos ao mercado, porquê dele dependem a rentabilidade e capacidade de investimento.

Em outras palavras, o app oferece uma oportunidade de gerar melhores condições de produção aos jogadores mais vulneráveis da cadeia produtiva. Ou seja, que sua condição confirma não apenas o crescimento da economia, mas que tem um poder transformador nas oportunidades dos pequenos produtores, melhorando significativamente seus benefícios.

Uma das vantagens que tem este projeto é a gratuidade de acesso ao app. Isto permite que uma grande quantidade de produtores possa contar com a informação. O acesso permite buscar também a facilidade no seu uso, já que os produtores podem gerar um usuário com conta de e-mail, Facebook ou Twitter. O app conta com um modelo intuitivo, que permite que cada produtor selecione seu setor e seu projeto específico.

Assim, faz-se necessário que as autoridades da Guatemala trabalhem para aumentar a conectividade no mercado. Em particular por meio do acesso à banda larga dos setores rurais, situação onde as tecnologias móveis e sem fio cobram um poder significativo devido a sua possibilidade de alcançar grandes coberturas de espaço de forma rápida e eficiente. Assim, ao tratarmos do acesso por meio de dispositivos móveis, aumenta a quantidade de produtores que podem utilizar o serviço.

Para que esta iniciativa tenha um desempenho esperado, é necessário que existam incentivos por parte do governo para que desenvolvam novas tecnologias de acesso à banda larga sem fio. Em particular com novas tecnologias como a LTE, e em um futuro próximo a 5G, que por suas condições permitem acesso robusto e de alta velocidade. Assim, a combinação da 5G e IoT permitirá desenvolver aplicativos mais sofisticados que potencializam as capacidades produtivas do setor.

Neste sentido é necessário que as autoridades considerem colocar à disposição da indústria de serviços de banda larga móvel maior quantidade de espectro radioelétrico. É necessário que exista uma agenda com as futuras licitações de acesso que possibilitem às operadoras ter previsibilidade no momento de planejar o desenvolvimento de novas tecnologias de acesso.

Por sua vez, é necessário que se reduzam os impostos que existem no momento de desenvolver novas redes de telecomunicações. É importante que exista coerência nas exigências dos diferentes estados do governo no momento de exigir permissões para desenvolver redes. A possibilidade de planejar de maneira eficiente a construção de redes de uma nova rede estimula também o desenvolvimento de novas tecnologias.

Ao se tratar de um app móvel cujo acesso se dá por meio de smartphones, é necessário que as autoridades reduzam os impostos que pesam sobre estes dispositivos. Desta forma se tornam mais acessíveis e permitem que uma maior quantidade de usuários possa acessar os diferentes benefícios do app.

Como se observa, os esforços das autoridades da Guatemala por melhorar as condições dos agricultores e pecuária utilizando o app dependem de uma politica de conectividade integral. Em outras palavras, para que os produtores se beneficiem desta alternativa é necessário que também se busque o acesso à banda larga sem fio no mercado.