Entre as oportunidades que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) oferecem para os países, encontram-se as opções de melhorar a educação, a saúde, o trabalho e o bem-estar social em geral. Assim como também permitem potencializar a inclusão a nível internacional e estimular o crescimento de indústrias por meio do intercambio global, como é o caso do Turismo.

Neste sentido, a Discover Dominica Authority (DDA) lançou uma página no qual informa aos turistas como vai o progresso do país frente ao impacto do furacão Maria na ilha. O portal, que conta com o apoio financeiro do Ministério de Turismo e Renovação Urbana oferece informação sobre a disponibilidade que existe neste mercado para receber visitas.

Por meio do http://dominicaupdate.com, as autoridades da Dominica buscam manter o progresso dos atrativos turísticos da ilha aos potenciais visitantes. No blog também são proporcionadas atualizações sobre os produtos e serviços que estão disponíveis. Entre outras informações oferecidas no blog, destacam-se: alojamento, acesso, atividades, voluntariado, entre outros.

De acordo com as autoridades da Dominica houve um progresso significativo na reconstrução da infraestrutura durante os últimos meses. Serviços essenciais como água e eletricidade estão em processo de restauração. Tanto que os provedores de telecomunicações que oferecem serviços na ilha asseguram que suas redes estão restabelecidas, no caso dos serviços móveis entre 80% e 95%, enquanto que os serviços fixos estão em 70%. Deste ponto de vista hoteleiro, desde dezembro de 2017 começaram a ficar disponíveis cerca de 18 locações para que os turistas possam se acomodar. Ainda que as acomodações sejam limitadas.

Neste cenário, as TIC transformam-se em ferramentas essenciais para reativar a economia da ilha. A possibilidade de oferecer informações sobre a evolução em termos de reparo é fundamental para gerar confiança nos potenciais turistas e apontar uma das principais fontes de ingresso e geração de trabalho no mercado.

É importante destacar a cooperação entre os setores público e privado no que se refere à reconstrução da ilha. Em particular, os esforços que realizam as autoridades para informar aos possíveis turistas sobre os avanços no que se refere à infraestrutura, potencializando dessa forma o crescimento da oferta de acomodações.

Por sua vez, também é necessário que por parte das autoridades se restabeleçam os diferentes serviços essenciais, como água potável e luz, para assim poder reestabelecer as condições mínimas para habitação. Também é importante o trabalho realizado mediante as operadoras de telecomunicações, que permitem manter a comunidade e também manter contato com os turistas, indispensável para providenciar acomodação.

A conectividade torna-se assim fundamental no processo de reconstrução, não apenas porque permite aos habitantes a informação e comunicar suas necessidades de maneira interna, mas porque também potencializam as possibilidades de oferecer serviços a nível internacional, melhorando as condições da indústria do turismo. Para poder potencializar estas iniciativas, é fundamental que as autoridades facilitem a entrada de componentes de telecomunicações, reduzindo sua carga tributária, e flexibilizando as normas de construção de redes. Estas medidas, somada à disponibilidade de espectro radioelétrico beneficiarão de maneira efetiva o crescimento da conectividade no país.

A implementação de uma plataforma web que proporcione informação sobre a evolução da infraestrutura da Dominica é uma iniciativa positiva para aumentar o turismo. No entanto, deve ser incentivado pelas autoridades do ponto de vista da conectividade, para melhorar assim sua exposição ao mundo.