De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Comércio Internacional, um empreendimento da Organização Mundial do Comércio em conjunto com as Nações Unidas, as possibilidades de conectividade e acesso à Internet resultam na chave para o sucesso das pequenas e médias empresas (PME) a nível internacional.

O estudo ressalta três pilares fundamentais para o sucesso: a capacidade das PME em se conectar, competir e mudar. Nesse cenário, a possibilidade de conexão móvel por meio das tecnologias de alta velocidade como a LTE permitem maiores benefícios para este tipo de empresas. Cabe destacar que para 2020, a América Latina contará com 259 milhões de conexões LTE no mundo, de acordo com dados da Ovum reproduzidos pela 4G Americas.

O estudo considera que a maior diferença entre as PME e as grandes empresas se encontra na conectividade. Destaca que os países em desenvolvimento são similares neste aspecto: as pequenas empresas atingem apenas 22% da pontuação na conectividade de seus principais parceiros locais, em comparação com 64% nos países desenvolvidos.