Infográfico da 5G Americas produzido com base em dados fornecidos pela Carrier y Asociados revela que, em dezembro de 2018, 29 milhões de linhas móveis empregavam dispositivos com tecnologia 4G LTE. A 3G é a segunda tecnologia mais utilizada, com 9 milhões de linhas.

A 4G LTE é a principal tecnologia utilizada pelos celulares argentinos, com mais de 22 milhões de linhas móveis em dezembro de 2018, que equivalem a 63% do total. Isso fica claro a partir de um infográfico preparado pela 5G Americas com informações da consultoria Carrier y Asociados.

De acordo com os dados, durante 2018 foram comercializados 9,4 milhões de dispositivos móveis na Argentina, quase 4 milhões menos que em 2017. Contudo, as linhas LTE aumentaram em 23% durante o ano passado.

Tanto que a 3G é utilizada por 9 milhões de linhas, que representa 19% do total. Assim, quase 8 de cada 10 linhas celulares no país contam com tecnologia de banda larga móvel (3G ou 4G). Finalmente, somente 4 milhões de linhas (8% do total) pertencem a equipamentos 2G, de acordo com Carrier y Asociados.

“A LTE tem ainda muito o que oferecer em termos de conectividade, e a tendência na América Latina e no mundo é que continuará crescendo e oferecendo acesso a bilhões de pessoas por vários anos, enquanto que a 5G prepara a sua chegada nos próximos anos para região”, disse Jose Otero vice-presidente da 5G Americas para América Latina e Caribe.